sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Carvalhosa - Ponte património com três séculos tapada com cimento

 A junta de freguesia de Carvalhosa , numa tomada de posição totalmente danosa ; que é  um atentado ao património local (constituindo crime à luz da lei), decidiu tapar com cimento  (sim leu bem !!! , com betão , cimento, argamassa)  alguns dos arcos  desta ponte, que é património de Portugal.








Decisão irresponsável coloca populações de Carvalhosa em perigo 

Além do atentado ao património , esta decisão coloca em perigo as populações circundantes ,  dado que impede que as águas pluviais tenham  seu percurso natural, aumentando a possibilidade de cheias na zona e assim aumentar os danos pessoais de pessoas e bens.

Ponte Joanina é património Nacional


« A ponte Joanina , como é conhecida, atravessa sobre o rio da Carvalhosa. Data do século XVIII. Terá sido construída, então, no reinado de D. João V, de forma a facilitar o atravessamento do rio. Construída totalmente em pedra bem aparelhada e em estilo românico, tem um só arco circular e uma abertura rectangular, ao baixo, para permitir a passagem das águas de uma levada paralela ao rio.

Esta ponte foi construída no reinado de D. João V (séc. XVIII). Por aqui passava a estrada principal Porto - Vizela. A ponte é de pedra a sua forma é em bico tem um arco central e um janelão de cada lado.
Já se chamou “ponte da Botica” devido á existência de uma botica (farmácia) na casa brasonada que desta ponte cerca de 150 metros.»



O Noticias de Carvalhosa já relatou o assunto ao IPPAR ,  e aguardamos uma resposta em breve , logo após o período das festividade do Natal e Ano Novo.
Assim que tenhamos uma resposta desta entidade,  prometemos novidades.

A nossa equipa está também a fazer contactos , com os meios de comunicação social, jornais e televisões, como Correio da Manhã, SIC e TVI , na esperança  de dar maior visibilidade a este erro e solucionar o problema o mais rápido possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário