Também Carvalhosa sofre do sintoma da China , tal como o resto do país.
A vila de Carvalhosa assiste de dia para dia a abertura de lojas chineses (muitas delas autênticos centros comerciais), que estão a deixar os comerciantes locais com enormes dores de cabeça.
O efeito devastador que estas lojas têm na economia local é enorme.
A vasta oferta de produtos , a preços sem concorrência possível , fará com que a curto prazo, o comercio nativo desta zona não subsista, e seja abafado.
Consequentemente obrigará muitos comerciantes a fechar lojas, enviar efectivos ao desemprego, empobrecendo ainda mais , a já débil economia local.
Temos enormes dúvidas de que o poder local, tenha uma plano de contingência , para o investimento chinês , que se revela desorganizado, sem estudos de impacto na economia , bem como das vantagens/ desvantagem para a população local - a única que conseguimos identificar é o interesse das arrendatários, que alugam essas lojas.
Duas das grandes actividades económicas locais (móveis e têxteis), tem vindo a ser constantemente ameaçadas, muito pela inércia e pela falta de planos de investimento, que definam regras na aberturas de espaços comerciais estrangeiros e da forma como eles contribuem para a economia local - a maioria das lojas chinesas não emprega portugueses . Porquê ?
Talvez pense que não tem nada a ver com o assunto, mas saiba que cada vez que compra numa loja chinesa , está a contribuir para uma próxima abra junto da sua casa , da sua empresa .... e mais tarde ou mais cedo, será vítima do seus actos irreflectidos.

Sem comentários:
Enviar um comentário