domingo, 2 de janeiro de 2011

Cidade Tecnológica de Paços de Ferreira - um projecto promissor

Paços de Ferreira passará a contar com uma série de serviços e equipamentos , subjacentes à tecnologia do conhecimento , localizados no mesmo espaço.



O projecto que nasceu através da união de várias sinergias , irá compreender uma área de 300.000 m2 , possível mediante a  revitalização da Esquadra 12 , estrategicamente localizada no coração de Paços.

A Cidade Tecnológica , nome pelo qual é conhecido o projecto, tem por objectivo captar  e fixar competências , através do estimulo à inovação e criatividade, criando um ambiente propício a empreendedorismo de qualidade.

VALÊNCIAS
Ensino superior; Formação Profissional; Formação especializada em contexto de ensino superior; Espaços de acolhimento empresarial; Incubadora de empresas; Centro de Transferência de Tecnologia; Centro Avançado de Design de Mobiliário; Laboratórios; Laboratório de Realidade Virtual Imersiva; Oficinas e workshops; Auditório com tecnologia 3D; Data-centre, rede de fibra óptica e rede wireless; Video-vigilância.

SERVIÇOS INTEGRADOS
Acolhimento empresarial Incubação física
Incubação virtual
Coaching para Planos de Negócio
Promoção e Eventos em Rede
Formação Especializada
Business Angels & Capitals
Gestão de Financiamentos
Parceiros Bancários
Apoio 360’ à Internacionalização
Parceiros Internacionais
Projectos de Cooperação em Rede
Gestão de Marcas e Patentes
Provas de Conceito
Laboratórios e Workshops
Business Intelligence

ESPAÇOS CIDADE TECNOLÓGICA
Salas (Inclui salas de informática, desenho, expressão dramática, expressão plástica)
Auditório 3D
Área disponível para empresas e actividades I&D+I
Laboratórios, Oficinas e Workshops
Laboratório Realidade Virtual Aumentada
Quiosque
Restaurante
Bar
Sala de Reuniões
Polivalente
Biblioteca


A Cidade Tecnológica será composta por 6 edifícios distintos, cada um com uma finalidade e um propósito próprios.
Do ponto de vista arquitectónico, procurou-se a compatibilização entre a traça original dos edifícios militares e uma linguagem contemporânea de sobriedade e racionalidade. A intervenção prevê um misto de requalificação do edificado e 4 novas construções, procurando garantir todas as condições de conforto, funcionalidade e eficiência. O projecto de integração paisagística da Cidade Tecnológica de Paços de Ferreira foi condicionado por duas premissas importantes: em primeiro lugar, o espaço será inteiramente pedonal e completamente aberto à cidade, restringindo-se quase completamente a circulação de viaturas em todo o complexo; em segundo lugar, reorientar-se-ão os fluxos de acesso ao espaço da ex-Exquadra 12 através da mudança da entrada principal; assim, o acesso principal à Cidade Tecnológica deverá processar-se pela avenida existente junto ao Pavilhão Municipal. Uma vez que muitos dos edifícios a requalificar ou construir possuem uma linguagem arquitectónica minimalista e sóbria, pretendeu- se que a abordagem conceptual adoptada para o espaço exterior fosse claramente contrastante, procurando-se introduzir cor e humor. De facto, tratando-se de um pólo onde a inovação, criatividade e excelência são as premissas chave, a equipa de arquitectura paisagista entendeu que deveria repercutir nos próprios pavimentos essa filosofia geral da Cidade Tecnológica, tornando as zonas de circulação e estadia uma inspiração para os seus utentes e visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário